sábado, 24 de julho de 2021

Como se diz "tenho um cão" ou "tenho um gato" em tupi? Falando sobre animais de estimação.

Animal doméstico, de forma geral, é mimbaba em tupi. Essa palavra deu origem a "mumbavo" e "xerimbabo" no português brasileiro, palavras ainda faladas em algumas regiões do país para se referir a animais de estimação. 

mimbaba
animal doméstico, caseiro
animal manso
criação

Ao invés de dizer "tenho um cão", dizemos "tenho um animal doméstico cão". No caso possessivo, os registros indicam o uso da variação eîmbaba.

Xe reimbab.
Tenho criações.
Tenho animal de estimação.

Xe reimbaba îaguara.
Meu animal de estimação é um cão.
Meu cachorro de estimação.

Ixé îaguara reimbab.
Eu crio um cachorro.
Eu tenho um cachorro.
Crio cães.

Ixé marakaiá reimbab.
Eu crio/tenho um gato.

Xe reimbaba tapi'ira.
Meu animal doméstico é uma vaca.
Tenho bovinos.
Crio uma anta.

Xe reimbaba gûyrá.
Crio um pássaro.
Crio pássaros.

Xe ruba reimbaba taîasu.
Meu pai cria um porco selvagem.

Xe sy taîasugûaîa reimbab.
Minha mãe cria um porco doméstico.

Caso queira dizer o nome de seu animal de estimação, use as variações da palavra tera (nome), explicadas numa publicação anterior.

Xe reimbaba îaguara. Totó sera.
Meu animal de estimação é um cão. Totó é seu nome.

Xe reimbaba Gûyrá rera Mimi.
Meu pássaro de estimação chama-se Mimi.

Cascão reimbaba taiasu rera Chovinista.
O porco de estimação do Cascão chama-se Chovinista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário