segunda-feira, 26 de julho de 2021

Como dizer "pai", "mãe", "filho" e "filha" eu tupi?

PAI

ub - radical de "pai"

tuba - pai, o pai

xe ruba - meu pai

xe rub, ... - meu pai, ... (vocativo, chamando para continuar falar algo)

paí! - ó meu pai! (vocativo)

nde ruba - teu pai / vosso pai / pai de vocês

tuba - pai dele(a)(s)

abá ruba - pai da pessoa

João ruba - pai de João

Maria ruba - pai de Maria


MÃE

sy - radical de "mãe"

sy - mãe, a mãe

xe sy - minha mãe

xe sy, ... - minha mãe, ... (vocativo, chamando para continuar a falar algo)

aí! - ó minha mãe! (vocativo)

nde sy - tua mãe

abá sy - mãe da pessoa

João sy - mãe de João

Maria sy - mãe de Maria


FILHOS

membyra - filho ou filha (em relação à mãe)

xe membyra - meu filho ou minha filha (se eu for a mãe)

xe membykunhã - minha filha (se eu for a mãe)

xe membyrapŷaba - meu filho (se eu for a mãe)

nde membyra - teu filho ou tua filha (se tu fores a mãe)

nde membykunhã - tua filha (se tu fores a mãe)

nde membyrapŷaba - teu filho (se tu fores a mãe)

kunhã membyra - o(a) filho(a) dela (da mulher)

i membyra - o(a) filho(a) dela

Maria membyra - filho ou filha de Maria

o membyra - seu próprio filho (em frase reflexiva cujo sujeito é a mãe e o objeto é o filho)


ta'yra - filho (em relação ao pai)

taîyra - filha (em relação ao pai)

xe ra'yra - meu filho (se eu for o pai)

xe raîyra - minha filha (se eu for o pai)

nde ra'yra - teu filho (se tu fores o pai)

nde raîyra - tua filha (se tu fores o pai)

ta'yra - filho dele

taîyra - filha dele

João ra'yra - filho de João

João raîyra - filho de João

o a'yra - filho dele próprio (em frase reflexiva)

o aîyra - filha dele próprio (em frase reflexiva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário