quinta-feira, 8 de julho de 2021

Como de diz "onça" em tupi?

Curiosamente, na maior parte do mundo, a onça-pintada é chamada de algo como "jaguar", que é uma palavra de origem tupi, enquanto no Brasil utilizamos "onça", que vem do latim luncea, que designava o lince, felino europeu. Coisa semelhante ocorre com os nomes "tapir" e "anta", caso que ficará para um outro dia...


Animal conhecido como "jaguar" (nome de origem tupi usado em Portugal)
ou "onça-pintada" (nome de origem europeia usado no Brasil).

Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e9/Jaguar_%28Panthera_onca_palustris%29_female_Piquiri_River_2.JPG

Jaguar vem do tupi îagûara, que é um nome geral para feras, animais carnívoros, incluindo canídeos, até mesmo o cão doméstico. Não é a toa que temos no português nomes de animais como jaguatirica e jaguarundi, e topônimos como Jaguariúna, Jaguaribe e Jaguaretana. Temos também o antropônimo Jaguaranhõ, que significa "onça brava" e poderia ser usado como a versão tupi de "Leonardo", cujo significado é "leão bravo".


îagûara
fera; felino; onça; canino; cão


Para deixar claro que se refere à onça-pintada (espécie Panthera onca) usa-se o sufixo eté, que significa algo como "de verdade", "real".

îagûareté
(îagûara + eté)
(onça + verdadeira)
onça-pintada, jaguar, jaguaretê
(fera verdadeira, onça de verdade)


A onça-preta pertence à mesma espécie que a onça-pintada (Panthera onca). Onças-pretas têm uma condição chamada "melanismo", que faz com que sua pelagem seja mais escura (mas elas também têm manchas, que podem ser percebidas sob a luz correta). Deste modo, podemos concluir que o mesmo nome îagûareté se aplica às onças-pretas, mas é provável que as onças-pretas eram consideradas como de uma espécie diferente de animal antigamente. Em tupi, a cor negra é expressa pela palavra una. O dicionário de Navarro tem Îagûaruna como um nome pessoal com etimologia "onça preta", mas não traz o verbete îagûaruna como nome comum.

îagûaruna
(îagûara + una)
(onça + preta)
onça preta
onça-preta (?)

Encontramos nomes como jaguarana-pixuna ou jaguaretê-pixuna para a onça-preta, usando a palavra para "preto" do nheengatu (pixuna), que em tupi clássico é putuna (ou pytuna ou pyxuna), significando escuridão ou escuro. Curiosamente, o sufixo -rana significa "falso" ou "parecido" e tem sentido oposto ao de -eté (verdadeiro), o que pode indicar que a onça-preta não era considerada como o jaguaretê, a "onça verdadeira". Creio então que escolher entre jaguarana e jaguareté seja uma questão de arbítrio do observador. 

îagûareté pyxuna
(îagûareté + pyxuna)
(jaguaretê + escuro(a))
onça-preta (?)

îagûarana pyxuna
(îagûarana + pyxuna)
(jaguarana + escuro(a))
onça-preta (?)

Usando a palavra una para a cor negra, em vez de pyxuna, teríamos îagûareteuna e îaguaranuna

îagûareteuna
(îagûareté + una)
(jaguaretê + preto)
onça-preta (?)

îagûaranuna
(îagûarana + una)
(jaguarana + preto)
onça-preta (?)



Onça-preta, com suas manchas.

Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f5/Black_Jaguar_on_the_move_%284375020268%29.jpg



Temos ainda a onça-parda, também conhecida como puma, suçuarana, leão-baio, leão da montanha, onça-vermelha, entre outros nomes, a depender da região e da subespécie. Curiosamente, usa-se também o nome "jaguaruna" para a onça-parda, um nome que nos pareceria mais adequado à onça preta. O nome "suçuarana" também tem origem tupi, vindo de sûasurana.


îagûaruna
(îagûara + una)
(onça + escura ou preta)
onça-parda, jaguaruna


sûasurana
(sûasu + rana)
(veado/cervo + semelhante)
(de cor semelhante à cor do veado)
onça-parda, suçuarana


Em inglês, a onça-parda também é chamada de "cougar" (além de puma e outros nomes). Segundo a etimologia mais comum, o nome cougar também deriva do tupi, tendo passado pelo português antigo çuçuarana, que foi adaptado como o francês couguar (de modo a ficar parecido com "jaguar") antes de chegar ao inglês. O sufixo -rana tem o sentido de "falso", "não exatamente igual", "parecido" etc. Tem papel similar ao do prefixo "pseudo" e do sufixo "oide" em português. Devido à cor da onça-parda ser parecida com a dos cervos, os falantes de tupi a chamaram de algo como "pseudo-cervo" ou "cervoide" (que talvez soem melhor que "pseudo-veado" e "veadoide").

Onça-parda, suçuarana ou puma.

Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4c/Panther_puma_animal_puma_concolor_coryi.jpg


Veado-campeiro ou cervo-do-pantanal.

Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b8/O._bezoarticus_buck.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário