quinta-feira, 24 de junho de 2021

Como se pergunta "Você me ama?" em tupi?

Numa publicação anterior, analisamos a frase "você me ama" em tupi:

Xe raûsub îepé.

xe / r + aûsub / îepé
( me + conjugação de 2ª pessoa + verbo amar + tu )
A palavra îepé só é usada como "tu" quando o objeto é xe ("me", ou seja, "eu" como objeto da oração).

Tu me amas.

Para passar essa frase para a forma interrogativa, devemos usar a partícula -pe após o verbo:

Xe raûsub-pe îepé?

xe / r + aûsub / pe / îepé
( me + conjugação de 2ª pessoa + verbo amar + tu )

Tu me amas?
Você me ama?

Fonte: Curso de Tupi Antigo, de Lemos Barbosa, lição 24ª.

Ouça:




A partícula -pe coloca a interrogação sobre a palavra precedente.

O-bebé-pe gûyrá?

O + bebé + -pe / gûyrá
( {conjug. 3ª pessoa + voar + {interrogação} / pássaro )

Voou pássaro?

O pássaro voou?

Como -pe segue o verbo "voar", a pergunta recai sobre a ação. É como se a pergunta fosse "O que o pássaro fez? Ele voou?".

Veja o que acontece se afixarmos a partícula à palavra "pássaro":

O-bebé gûyrá-pe?

O + bebé / gûyrá  + -pe
( {conjug. 3ª pessoa + voar / pássaro + {interrogação} )

Foi o pássaro que voou?
Qual pássaro voou?

Agora, a dúvida recai sobre o pássaro. Não há dúvida de que algo voou.

Quando a pergunta recai sobre toda a frase, normalmente afixa-se a partícula "pe" ao verbo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário