quinta-feira, 3 de junho de 2021

Como se diz "eu te amo" em tupi-guarani?

Não existe uma língua chamada "tupi-guarani", mas sim várias línguas pertencentes à família tupi-guarani. Perguntar como se diz algo em tupi-guarani seria o mesmo que perguntar como se diz algo nas línguas latinas. Assim como línguas latinas incluem italiano, espanhol, português, francês etc., as línguas tupi-guaranis incluem tupi, guarani, nheengatu, zoé, língua geral etc. No entanto, o autocompletar do Google me diz que muitas pessoas pesquisam "como se diz _______ em tupi guarani", e talvez algumas delas chegarão aqui.

Quando se diz "tupi", sem especificações, normalmente se refere à língua abanheenga, também conhecida como tupi clássico ou tupi antigo. Nessa língua, fala-se

Oroaûsub.

oro + aûsub
( eu te + amo )

Eu te amo.

Ouça:




Quando se diz "guarani", sem especificações, normalmente se refere ao guarani paraguaio, também conhecido como avañe'ẽ.

Rohayhu.

ro + hayhu
( eu te + amo )

Eu te amo.


A língua nheengatu, ainda falada no norte do Brasil, é frequentemente chamada de "tupi moderno". Em nheengatu, ao invés de usar o prefixo "oro" do tupi clássico, utilizado quando o sujeito é "eu" e o objeto é "te", usa-se uma construção mais analítica:

Ixé asaisú indé.

ixé / a + aisú / indé
( eu / conjugação 1ª pessoa + amo / te )

Eu amo você.
Eu te amo.

Veja a discussão: https://pt.wikipedia.org/wiki/Discuss%C3%A3o%3ANheengatu?redirect=no


2 comentários:

  1. Como se diz Senhor/rei das trevas e Senhor/Rei do mundo?

    ResponderExcluir
  2. Na transcrição do catecismo, encontramos:

    Jesus, tekokatu îara
    (Jesus, senhor da virtude)

    https://sites.google.com/site/catecismonalinguabrasilica/cbdc/00-02

    Creio que cada uma dessas expressões pode ser expressa em duas palavras ou como uma aglutinação delas:

    senhor das trevas: pytuna îara, pytunyîara
    senhor do mundo: 'ara îara, 'aryîara

    Veja também:

    https://tupibrasileiro.blogspot.com/2021/07/como-dizer-minha-profissao-ou-ocupacao.html

    ResponderExcluir