segunda-feira, 9 de maio de 2016

Como dizer tudo em tupi?

Quando comecei a estudar tupi clássico ("antigo"), queria poder dizer tudo nessa língua, mas me diziam assim:

Não existia avião naquela época, então não há como dizer 'avião' em tupi.

ou

Os índios não tinham o costume de dizer 'bom dia', então não há essa expressão.

Uma solução seria estudar o nhengatu (tupi moderno), no qual há expressões para coisas modernas, mas não foi o nhengatu que gerou o nome de vários lugares e cidades da minha região, então eu queria estudar o tupi clássico mesmo.

Do nhengatu vieram nomes de lugares principalmente na Região Norte, mas do tupi clássico vieram nomes de lugares do Brasil inteiro. Eu poderia me arriscar a dizer que a influência do tupi antigo é o principal elemento de identidade do Brasil. Embora o português seja a língua materna da maioria dos brasileiros, ela é também a língua materna de portugueses, muitos angolanos e moçambicanos, alguns asiáticos, etc.

Eu queria aprender tupi clássico, mas acho muito difícil aprender uma língua sem imaginar como eu falaria coisas do meu dia a dia nessa língua.

Acabei descobrindo que eu não estava só! Existe muita gente querendo dizer coisas modernas em tupi clássico, e de fato as dizendo. Existe gente criando palavras para "avião", "navio", "bom dia", "norte", "um milhão e setecentos mil dólares", etc.

Neste blog, planejo apresentar várias dessas palavras que vou coletando em e-mails, postagens de Facebook, livros, etc.

Até logo!

2 comentários: