quinta-feira, 12 de maio de 2016

Como dizer "Eu te amo!" em Tupi?

São muitas as listas de "eu te amo" em várias línguas. Geralmente, o Tupi não está entre elas, até porque ninguém sabe como se fala. Isso mudou, porque agora você sabe:

Oroaûsub!
"óró-aussúb"
ɾɔaws'uβ/
Fonte:
Método Moderno de Tupi Antigo
Eduardo de Almeida Navarro




Pronúncia:


O circunflexo do "û" indica que ele deve formar uma única sílaba com o "a". Ou seja, pronuncia "au" de uma só vez, sem separá-los em sílabas. A sílaba tônica é a última. O "s" deve ter som de "ss", não de "z". O "b" é pronunciado sem que os lábios se toquem totalmente, ficando similar ao "v".

Transcrição no Alfabeto Fonético Internacional: ɾɔaws'uβ/
Transcrição aportuguesada: "óró-aussúb"

Para mais detalhes de como pronunciar corretamente o Tupi, acesse: http://abanheenga.blogspot.com.br/2014/04/tupi-chave-da-pronuncia.html


Morfossintaxe:

O verbo "amar" é aûsub. O prefixo oro significa "eu te". Não há outra forma de falar. A palavra "eu" (ou "me" ou "mim") seria ou ixé, e a palavra "tu" (ou "te" ou "ti") seria nde ou endé. No entanto, não pode-se dizer "xé nde aûsub", pois quando "eu" é sujeito e "ti" é objeto, há uma conjugação obrigatória a ser usada, com o prefixo oro, que dispensa a colocação dos pronomes explicitamente.


Grafias alternativas:

Elementos separados:
Oro-aûsub!

Marcando a sílaba tônica com acento agudo:
Oro-aûsúb!

Sem acentos:
Oroausub!

Grafias aportuguesadas:
Oro-auçub! 
Oro-aussub!


Sistema j-w-yy:
Oro-awsub!





Aportuguesamento:

As "grafias aportugesadas" acima são usadas para escrever as palavras em Tupi numa grafia similar à do Português. Se o objetivo fosse criar uma nova palavra em Português originada dessa expressão Tupi, algumas possibilidades são:


Oro-auçu!
Oro-auçub!
Oro-auçube!
Oroauçu!
Oroauçub!
Oroauçube!

3 comentários: